quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Roupas de Inverno- Como guardá-las!

O frio ainda está por aqui, mas com uma intensidade bem menor. Os casações, sobretudos e as blusas de lã já estão ficando de lado.

Agora é hora de deixar o guarda-roupa com mais espaço e organizar as roupas de inverno, além de tudo ficar mais organizado é sempre útil saber a maneira correta de como guardar as peças de inverno para poder preservá-las e ter um aspecto de roupa nova sempre.

Como guardar algumas peças:

Lã acrílica

É uma fibra sintética desenvolvida para substituir parcial ou completamente a lã. Por ser sintética não pinica tanto como a lã natural, mas há uma probabilidade maior de ficar deformada se não usar e guardar adequadamente.

Como guardar: Guarde a peça limpa, dobrada e em saquinhos de TNT.
Cashmere ou Lã



Por ser de fibra natural têm mais probabiliade de pinicar em contato com a pele. É sempre bom usar uma camiseta de manga comprida por baixo, pois os ácaros se alimentam de resíduos da pele e, apesar de ter vida curta, se reproduzem rapidamente, assim como, evitar respingar alimentos que atraem traças.

Como guardar: Verifique se a peça está realmente limpa, pois se guardá-la suja sofrerá uma ação de oxidação surgindo manchas na peça. Dobre-a e coloque em saquinhos de TNT.

*Observe na etiqueta se permite a lavagem da peça em casa, lave com sabão neutro (preferencialmente os líquidos)e sempre à mão. O sabão em pó é alcalino e fará com que a peça encolha e endureça. Na hora de secar, esprema a peça sem torcer e deixe-a secar pendurada na horizontal.
*Ternos de lã sempre devem ser lavados em lavanderia.

Couro


Um dos principais cuidados que devemos tomar com roupas de couro é não guardar diretamente após o uso, principalmente se estiver úmida. O ideal é deixar arejar e secar a peça de um dia para o outro (Válido também para sapatos).
Como guardar: Projeta a peça com capas de TNT, de preferência escuras, para evitar que o couro suje ou degrade com a incidência da luz.

Os casacos de couro deverão ser pendurados em cabides largos para não deformar a peça.

Couro Sintético

Por ser sintético está sujeito a ter uma durabilidade menor, é mais frágil e tem mais facilidade de rachar com maior frequência do que o couro natural.

A pelagem que imitam camurça saem facilmente com o uso e lavagem.

Como guardar: Não precisa ser guardados com capas ou saquinhos de TNT, somente pendurar e guardar a peça limpa.

A limpeza poderá ser feita toda vez que usar a peça por um período prolongado com escovas macias, água e sabão líquido neutro. Não deixe a peça em exposição ao sol por muito tempo.

Fonte: Veja São Paulo, Quality Lavanderia

2 comentários:

Euzinha disse...

Adorei seu post de como guardar roupas. Aliás, esta é uma grande dúvida. Geralmente guardo calcas e saias dobradas no cabide. Seria melhor comprar aqueles cabides com pregador para prender dos lados?
Dê mais dicas de como guardar para conservar melhor as roupas.
Adorei!

Unknown disse...

Adorei suas dicas!

O que facilitou a minha vida foram aqueles sacos a vacuo para guardar roupas.

Dão uma super reduzida no volume da roupa e mantem a roupa sem contato com o mal cheiro, poeira, umidade, mofo e insetos...

É uma outra dica!

São maravilhosos!