quinta-feira, 23 de julho de 2009

Sua imagem vai além das suas roupas- III

Email

Essa é uma das ferramentas mais utilizadas no meio corporativo e permeia por todos os meios seja formal, informal, pessoal e etc.

Por ser a mais utilizada é onde se encontra os maiores erros, falta de postura e em muitos casos é utilizada como "escudo" para não ser necessário falar pessoalmente criando uma barreira de comunicação.

O email é prático e ótimo para se trabalhar, mas há vários conteúdos que é melhor não comunicar usando seu email profissional, use o seu pessoal e mesmo assim tem alguns assuntos que acredito que devem ser evitados.

Nunca use seu email profissional para:
-Fazer fofocas ou críticas de colega de trabalho ou chefe.

-Descorrer sobre seu momento emocional.

-Questões confidenciais ou particulares.

-Correntes, piadas ou gozações.

-Assuntos que possam ser mal compreendidos. É melhor ter uma conversa direta com a pessoa, pois num texto há grande chance de ser mal interpretado- Até mesmo aqueles que são bem redigidos correm esse risco.

-Nunca use adjetivos para se dirigir a pessoa como: Querida/Querido, Flor, Gata/Gato- Nada mais infantil e brega do que receber um email começando dessa forma.

-Emails profissionais é bom e educado responder em até 24 horas. Se por algum motivo (férias, reuniões externas, viagens de trabalho e etc) você não poderá responder seus emails com agilidade, deixe uma mensagem automática e um email de alguma pessoa que irá auxiliar com o seu trabalho ou um telefone.

- Maneiras de finalizar o email: Aqui no Brasil é comum as pessoas se despedirem com "beijos", não é horrível se despedir dessa forma no email, mas faça isso somente se você tiver bastante intimidade com a pessoa. Ainda é mais seguro responder "Obrigada/Atenciosamente"- A força do hábito pode causar uma situação embaraçosa quando enviar"beijos" para alguma pessoa que é ainda um primeiro contato ou com nível de formalidade alto.

Claro que todas essas sugestões são para serem inseridas no seu contexto de trabalho e a proposta não é para ser um quartel cheio de regras e muitas formalidades. Mas acreditem as pessoas notam quem têm uma postura diferente e adequada, além disso suas atitudes são a assinatura do seu trabalho. É como você tivesse "endossando" com seu nome suas atitudes, comportamento, roupas, imagem, postura e etc.
Pense nisso e aplique no seu dia-a-dia!

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